10.31.2006

O Beija flor voando

Coisa mais impressionante do mundo. O filme que fizemos hoje do beija-flor voando foi muito legal. Filmamos a 1000 quadros por segundo e nessa velociade é possível ver todos os detalhes do movimento. Até no final uma abelhinha que vem atacar o tal do beija-flor.
Veja o filme em http://avistarbrasil.com.br/beija01.mov

Filmando beija-flor




Hoje começamos os testes para filmagem de beija-flor em alta velocidade. Graças aos amigos da Hagadê, especializados nesse tipo de câmara, Hugo e Fernando, hoje fizemos testes no jardim da Trattoria. Daqui a pouco eu coloco os filmes no ar.


Observe aqui a diferença de luz entre o bebedouro e o resto da imagem. Para conseguir filmar o bichinho tivemos que triplicar a luz do sol com 2 rebatedores "espelhos". Observe também a câmara escondida na folhagem.

10.30.2006

Trinta réis e um troquinho


Passo do Lontra ,no pantanal, trinta-reis pescou e subiu rapidamente. O peixinho ainda se contorcia, sem escapatória.

10.29.2006

Olhos e Asas do Pantanal


Absolutamente chocante o site novo do ZAPA. Amigo fotógrafo e guia do pantanal. Incrível o resultado, anos de trabalho aliado a uma sensibilidade especial e grande apuro técnico. Parabéns. Vale a pena conhecer. Asas do Pantanal


10.28.2006

Assim caminha o João de Barro

Mestre Luiz Fernando responde lá do BirdwatchingBr:

Pesquisando o assunto o que encontrei é que de modo geral a seleção natural leva ao desenvolvimento da locomoção com as pernas ou as asas, uma às expensas da outra, de acordo com o nicho do bicho. Mas alguns grupos desenvolvem bem as duas formas: aves praieiras (têm que andar muito nas prais à cata de alimento e têm que migrar!), ralídeos (idem). De fato, veja os albatrozes, grandes voadores, quando andam chegam a ser cômicos. Algumas, mestre do vôo, nuncam andam na verdade (apodídeos = sem pés!). Por outro lado, grandes andadores (e corredores) às vezes nem precisam mais voar: ratitas, tinamídeos, etc. Da mesma forma, os que nadam bem, andam como nenêns aprendendo a andar: pinguins, anatídeos. A natureza é econômica!
Mas voltemos ao andar/pular. Não parece que andar seja uma característica mais "evoluída" que pular: aves mais "primitivas" (galinhas) andam e outras mais "evoluídas" (tico-tico) pulam. O andar é uma adaptação das aves que passam boa parte do tempo no chão, forrageando, etc. Tico-tico é mais arbóreo que terrestre, certo? Sobre a vegetação é mais fácil pular que andar (tem excessões, como os psitacídeos). João-de-barro é mais terrestre que arbóreo, certo? O anú-branco, forrageando no chão também anda. O suiriri-cavaleiro idem.
Uma coisa interessante nas aves que andam, é o compasso do avanço da cabeça à medida que a ave anda. A cabeça avança de uma vez e fica parada, enquanto a ave dá um passo, depois avança de novo e para, enquanto a ave dá novo passo. Isto é explicado da seguinte forma: a cabeça em movimento não permite observar bem movimentos ao redor. Por isso, por questão de segurança, o bicho avança a cabeça rapidamente e para, ficando então mais tempo parada que em movimento, enquanto a ave caminha.

Ninho da Sandra


Sandra mandou a foto e a estória pra mim. João de Barro fez o ninho, na varanda do jardim. Sempre vejo ninho no alto, nunca tão baixo assim. A foto que ela mandou mostra o ninho no banquinho quase encosta na janela.

Por que caminha o João de Barro?

Sempre fiquei intrigado com o joão de barro, Primeiro pela construção de ninhos fantásticos. A gente se acostuma a ver, acha ue é normal. Mas que quando para pra pensar vê que o ninho do João de Barro é uma obra fabulosa. Impressionante como um passarinho assim consegue fazer um ninho daqueles.

Outra coisa que semrpe me chamou a atenção é como o João de Barro caminha pelo chão. Diferente do Sabiá que vai aos pulinhos o João de Barro anda pé ante pé, caminho assim como nós.

Será que isso é assim porque eles usam o barro e tem que andar pelo chão??? Será que caminhar é mais adequado ao solo do que pular??

[s]guto

10.27.2006

Não observe aves!

"A gente deve observar somente aquilo que num escuta, o beija-flor eu conheço pelo bater das asas"

Ainda que radical, esse mote aí em cima traduz uma verdade importante.
A natureza é multi-facetada e observar somente aves é uma bobagem. Afinal, quem sabe onde termina a folha e onde começa a ave? Sabe que eu tenho olhos de águia, e vejo um passarinho antes de todo mundo. Sempre me orgulhei disso e outro dia o amigo Ricardo, caçador convertido, (amém-aleluia!!) falou uma coisa muito certa, observe a folha, onde termina a folha começa a ave!
Talvez isso explique o meu olhar.

10.26.2006

Disclaimer – não me levem a sério.

Esse espaço aqui é mais literário do que científico, caso vcs. não tenham percebido. As vezes me sinto como ator-vilão de novela que não pode sair em público sem apanhar. Outro dia um cara escreveu um comentário pra me agredir, dizendo que o Sr. Ghunter era muito ditatorial com seus funcionários... hehehe...

Vejam bem, existe uma diferença, as coisas aqui num são muito ao pé da letra. Não existe suiriri de 2 bicos, nem surucuás, e aquela coloruja é composta a partir de 2 fotos de um tucano, da mesma maneira o Sr. Gunther é uma invenção...

Poesia
Pois é
Poesia

10.22.2006

Atualidades Ornitológicas


Matéria publicada na AO sobre o recorde brasileiro de casas de João de Barro. 11 casinhas empilhadas uma sobre a outra. Vale a pena ler o texto anexo.
Não canso de lembrar que a melhor revista brasileira sobre aves é a tradicional Atualidades Ornitológicas, editada pelo grande mestre Pedro Salviano. Se você gosta de aves, deveria fazer a assinatura e receber mensalmente a informação quentinha e de alta qualidade sobre nossas aves.

Contra-luz

Suiriri-riri


Tarde de domingo, um dia meio frio mas bem ensolarado, lindo, após vários dias de chuva e frio na "terra da garoa". No alto do galho, suiriri recém-chegado de migração, olha prum lado e pro outro, procurando uma mosquinha pra comer. Na velocidade do olhar a mosca de um lado a outro.

10.21.2006

Aves Argentinas


Nosso vizinho tem uma grande tradição no cuidado com suas aves. Aves Argentinas é uma associação com mais de 1000 sócios ativos e com 90 anos de existência. Um exemplo em termos de organização e dedicação as aves. Com mais de 1000 espécies nativas a Argentina poderia ser um importante parceiro no desenvolvimento da observacão de aves na América Latina.

10.20.2006

Ubatubabirds`


Traduzindo, passarinhar em Ubatuba.
Nesse dia 20 de Outubro é a abertura do Aves de Ubatuba, concurso fotográfico e Festival de Observação. Uma iniciativa louvável da comunidade, incluindo aí prefeitura, setor hoteleiro e observadores. Muito bom perceber como essas iniciativas vão se multiplicando.

bem-bom


O besouro Serra-pau, ou serrador da família dos cerambicídeos é típico da mata atlântica e pode provocar verdadeiros estragos no pomar. Lá na Serra do Japi ele destruiu alguns pés de ingá, uma de suas árvores preferidas. A fêmea (como podemos ver na foto) serra o galho para depois colocar os ovos recém-fecundados (como podemos ver na foto). assim garante uma fonte de alimentação exclusiva para seus rebentos. O macho fica no bem-bom enquanto isso. (como podemos ver na foto).

Calendário Fotos de Aves

Divulgação

Edson Endrigo acaba de lançar seu calendário 2007, todo ilustrado com fotos de aves. Está muito bom! Uma excelente opção de presente de fim de ano. Pode ser encontrado na Livraria Cultura por R$20,00. Parabéns ao Edson pelo seu contínuo e brilhante trabalho com as aves brasileiras.

10.19.2006

Descourtilz


Pintor e natrualista francês que morou no Brasil de 1851 até 1855. autor de um compêdio sobre as aves brasileiras, registrava um especial carinho pelos hábitos e culturas relacionados a cada ave. Aqui podemos encontrar um pouco de sua história e a maioria sua obra se encontra no Museu Nacional do RJ.

Prefiro observar passarinho


Ave pra mim é galinha! Prefiro observar passarinho,
Mas hoje vou abrir uma excessão! Essas aqui eu pequei outro dia na casa de uma grande amiga que acaba de fazer 70 anos de idade! Saudável, brilhante e ainda brigando contra uma estrada que um prefeito insensato insiste em alargar e destruir na Serra do Japi. Yone é uma das grandes responsáveis pela preservação da Serra, apesar de achar que as galinhas são os bichos mais inteligentes do mundo. Parabéns minha amiga e que viva las gajinas!

10.18.2006

Treino de foco


Fotografia é um tipo dearte marcial. A gente tem que treinar o tempo todo, minha lente é bem espartana, foco e diafragma manual. Assim, no tempo vago, entre um passarinho e outro, eu treino catando mosca.
É um belo exercício... e gera umas fotinhas engraçadas.

Cambacica – Coereba flaveola

10.17.2006

passarinho peito amarelo miudinho com bico longo


Será que era isso que ele estava procurando??
Todo dia recebo mais de 200 visitas ao site de gente procurando todo tipo de informação sobre aves. Algumas chamam a atenção, como esse frase acima. Fico imaginando qual seria a resposta que essa pessoa esperava encontrar no goggle, na web e afinal no Passarinhar. Me fascina o desejo quase poético do conhecimento e fica uma dúvida: como foi que perdemos a relação com nossas aves??

10.14.2006

Sabia-de-peito-branco

Nesse feriadão a gente foi correndo pro Japi, depois ficamos em Sampa, trabalhando um pouco que ninguém é de ferro. Mas a amiga June, do CEO, me ligou hoje e disse que queria ver um sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) albino que estava aparecendo no Alto de Pinheiros, segundo sua amiga havia relatado. Lá fomos ao final da tarde. O local é impressionante pela quantidade de aves e aproveitei pra fazer o censo nosso do Sabiá, consegui contar 33 indivíduos.
Rodamos por mais de uma hora, observados de perto por curiosos botando reparo em nossos binóculos e câmaras e telefotos. E nada do distinto aparecer. Mas a June sabe o que fala e me disse que ele apareceria naquela pitangueira, naquela hora. Dito e feito, a completarmos a volta na praça, cruza a nossa frente, voando meio baixo como soem fazer os sabiás, um vulto branco grande, pousou ali em cima. Corre! Olhe, eu sou um Homão grandão, mas confesso que fiquei emocionado ao ver o Sabiá-branquelo correndo pelo telhado.
Meio manchado é verdade. Mas um Sabiá com certeza. Depois fiquei sabendo que não é albino e sim sabiá arlequim (albino é totalmente branco, olho vermelho, esse era sapecado de preto e uns laranja no peito). Depois ele pousou num lugar melhor ilumidado e deu pra fazer umas fatos bacanas. Nessa altura do campeonato um segurança-me-pediu-o-crachá parou o carro em frente a gente. Mas foi para contar que o dito era uma dita e até alimentava um filhote (de penas normais) na calçada. Legal que os frequentadores tenham se ligado nessa ave tão diferente e bonitta.

Ninho de beija-flor

Ninho de beija-flor, provavelmente de um Beija-flor de rabo branco de garganta rajada, Phaethornis eurynome Scale throated Hermit que costuma enfeitar o ninhopor dentro e por fora com líquen rosado (Spiloma roseum), segundo o excelente livro "Berços da Vida - Ninhos de Aves Brasileiras" do Dante Buzzetti e Silvestre Silva, a coloração do líquen acaba por tingir o próprio ovo.

Tio Carlão


O Carlos, meu irmão tá se iniciando nas artes fotografísticas pessarinhologas. Esse ai ele fotografou em Jundiaí, onde mora, ainda falta ele identificar.

10.13.2006

Observar em alto mar!


7 Beija-flor tesoura vigiando as flores do mulungú ataca os que chegam. Como se fosse dono da boca de fumo. defende seu território sem dó dos outros. Chegou ele ataca, mas tem tempo de e alimentar.

8 Beija-flor miudinho voa como patinho. O corpo assume uma postura quase horizontal. Cauda levantada, cabeça abaixada. Uma plataforma super equilibrada e perfeita para pegar a s flores do Ingá.

9 Soví voando olhando pros lados plaina um bom tempo seguindo enviezado na corrente, de repente vira, bate asas vigorosamente, corta o vento em 45º. Faz a curva no embalo e desce acelerando. Encara o vento e sobe bastante. Repete o ciclo. Vôo vigoroso, ági le energético. Plaina tranquilo olhado de um lado a outro. Nesse ciclo nnao pegou nenhum inseto/iça.

10 Urubu dobrando as asas pra ganhar velocidade. Plaina um bom tempo. fecha as asas um pouco e acelera bastante.

11 Carijó batendo asas e cantando em par. Um casal evoluindo um pouco longe um de outro. Mantêm a sintonia e cantam enquanto batem asas.

volare, volare,.. e piu!



Observe sempre um observador

Chega de fotos!
Observador que se preza tem que confiar nos olhos e na sua capacidade descritiva. Isso enquanta a memória não começa a falhar. Mas vale anotar pelo menos.
Nesse fim de semana no Japi:

1 Trê Siriris
no alto de um calipto seco, olhando de um lado pro outro procurando moscas. Voa e volta pro mesmo ou próximo puleiro. Nome inglês é "cata-mosca"

2 Bentivi Rajado
dando rasantes nas arvores, fazendo estardalhaço. Olho sem saber mas logo descubro e identifico um casal, engraçado o vôo rasante, pelo meio dos guapuruvús.

3 Pica-pau anão
tentando pousar no bambu. Ficou super aflito. Não conseguia um lugar para pousar. O bambú é liso e ele não tem como agarrar aos troncos como bom pica-pau que é.

4 Pica-pau anão
se escondendo atrás do galho. Isso é marca registrada desse bicho. Vc. alí tentando fotografar e ele percebe e se esconde atrás do galho. Continua subindo, pegando insetos no tronco, mas a gente não consegue ver. De vez em quando ele da rapidamente as caras pra gente. heheheh

5 Carapinhé
voando em dupla, rasantes nas copas, asas desarrumadas. Talvez ritos de acasalamento. Um vôo de grandes manobras, destaca-se a desarrumação das asas meio arredondadas.

6 Carapinhé
pousa no topo e canta pinhéééééé! pinhéééééé! haaanm! Olha prum lado e pra outro. Ao se aproximar estende as patas, inclina o corpo freando.

10.11.2006

Censo Nacional do Sabiá



Aproveitando o primeiro feriadão pós-Dia da Ave, AvistarBrasil e as listas de discussão Ornitobr e BirdwatchingBr, estão organizando o "1º Censo Brasileiro de Sabiás".

O objetivo, além de colher dados sobre a presença do sabiá-laranjeira (espécie Turdus rufiventris), será o de congregar pessoas interessadas em nossa avifauna, na sua riqueza de formas, cores e cantos e - desta forma - contribuir com a conservação das aves brasileiras.

Se você quiser colaborar com o CBS/2006, basta que cumpra o seguinte protocolo:

****Entre os dias 12 e 15 de outubro de 2006, você deverá percorrer a pé um trecho de 1 km de qualquer lugar do Brasil, contando quantos sabiás da espécie Turdus rufiventris você observa. Pronto!****

Munido desse número, então, deverá acessar a home page avistarbrasil.com.br preencher o cadastro. Note que é muito importante que preencha todos os dados deste formulário para que possamos agrupar todas as informações sob um parâmetro idêntico.

Se quiser poderá procurar por sabiás em vários lugares, mas sempre deve considerar percursos com 1 km. E cada contagem deverá ter uma ficha. Se quiser repetir uma, duas ou mais observações em cada um dos 4 dias, tudo bem! Tanto melhor. Mas lembre-se que cada 1 km deverá ter uma ficha.

Com certeza teremos voluntários de todos os cantos do Brasil, bem como de outros países fronteiriços que já confirmaram seu interesse em participar. Vamos nos unir por essa causa comum! Apostamos que vai ser muito interessante.

Caso tenhas dúvidas, veja aqui uma bela foto do Sabiá e se você tiver alguma dúvida, por favor faça contacto. Atenciosamente,

Equipe CBS/2006, Fernando C. Straube, Guto Carvalho, Tietta Pivatto

Ei pintassilgo






Ei, pintassilgo
Oi, pintaroxo
Melro, uirapuru
Ai, chega-e-vira
Engole-vento

Saíra, inhambu


Bem, assim foi a primeira parte dessa música sem fim. Se não errei a conta são 38 aves, a maioria brasileira, mas com algumas portuguesas no meio, como o tordo, pintaroxo. Algumas são bastante misteriosas como o engole-vento nome dado a um curiango, outras ainda não consegui identificar, como o Trigueiro, razão pela qual dividi esse post em alguns capítulos heheh, alguém tem uma sugestão??

10.09.2006

Cloudwatcher



Bem, teve um tempo onde eu além de passarinhar eu nefelibatava muito...
Uma dessas registrei esse momento lindo acima, lá no Japi, soh pra variar. Trata-se de um CB, enormes nuvens, as mais portentosas dentre elas. Um CB pode chegar a 13 Km de espansão vertical e normalmente termina com uma tempestade muito forte ao final do dia. Esse ai retratado estava ainda em formação.

10.08.2006

Vox Populi Vox Dei

Pesquisa terminada

Veja abaixo os princípais números. Lembre-se que os daods são ilustrativos e o objetivo da enquete era somente provocar discussões e comemorar o dia das aves.

Vox Populi Vox Dei - 2

A enquete sobre "15 Aves" trouxe algumas surpresas, vejam abaixo os dados;

181 respostas únicas de 18 estados do Brasil
2371 aves citadas,
508 denominações diferentes. (Incrível a dispersão de respostas)

Bentivi foi a espécie mais lembrada seguida de perto pelo sabiá e pistacídeos. Ao contrário do que eu esperava os pássaros canoros não foram tão citados, talvez pelos nichos que a pesquisa atingiu.

Estes foram os 450 nomes mais citados na pesquisa:


bentevi, sabiá, beija-flor, joão-de-barro, tico-tico, papagaio, arara, garça-branca, urubú anu, pardal, andorinha, canário curió, sabiá-laranjeira, tucano, canario-da-terra, gavião, sanhaço arara-azul, azulão, coruja, gralha-azul saracura- gaivota araponga, colerinha, siriema harpyia anú, cambacica, cardeal pássaro-preto, carcará·, corruira, martin-pescador turdus-rufiventris, bicudo, ema saí ra, trinca-ferro, tuiuiú« galinha jacutinga, tesourinha, arara-juba, chopin, coruja-buraquieira, jaçanã, jacú«, tiê-sangue, anu-branco, anu-preto, bico-de-laque, biguá, codorna curicacas, mutum, socó, amazona-aestiva arara-vermelha, atobá, colhereiro, falco-femuralis fragata maritacas, papagaio-da-cara-roxa, pato, tucano-toco tuim urutau, canarinho, curruira, falco-sparverius, fluvicula-nengueta, furnarius-rufus papagaio-verdadeiro sanhaçú«, turdus-leucomelas, urubu-rei, arara-canindê, buteo-albicaudatus, cegonha chupim, corrupião, falcão, gavião-carijó, guará, guira-guira mimus-saturninus, saira, tangará·, thraupis-sayaca tiê tiriba, tiziu, tyto-alba, uirapuru, zonotrochya-capensis, anacã, araçari aracuã, arpia, arundinicola-leucocephala, avestruz, bico-de-pimenta bigodinho, calopsita, caracara-plancus, culeiro euphonis-chlorotica- falco-peregrinus, frango-d'água, galo-da-campina galo-de-campina gaturamo, gavião-peneira, gavião-real joao-pinto, macuco, marianinha, marreco noivinha, papagaio-do-mangue, sabiá-branco, sabiá-do-campo, saí-azul, sanhaço-cinzento, soldadinho, tangara-cayana, tangara-cyanocephala, tangara-seledon thraupis-palmarum, tucano-de-bico-verde, vanelus-chilensis, abutre, accipiter-bicolor, accipiter-poliogaster, aguia, albatroz, amazona-xanthops, amazonetta-brasiliensis anhuma, anodorhynchus-hyacinthinus, anodorhynchus-leari ara-chloroptera arapaçu arara-canga ararinha-azul, aratinga-leucophthalmus atenne-cunicularia, augastes-lumachellus, bacurau basileuterus-culicivorus, brotogeris-chiriri, butorides-striatus, cabeça-seca canarinho-da-terra, canário-belga, cancão, caracara, carão, cariama-cristata, chiroxiphia-caudata cichlarris-guyanensis, columbina-talpacoti coragyps-atratus, corocoxó, cotovia crotophaga-ani, curiango, currupião, cyclaris-guyanensis elanus-leucurus embrenagra-platensis, flamingo, ganso, garça-vaqueira, gavião-carrapateiro gavião-de-penacho, gavião-fumaça, gralha, gralha-can-can- graú«na guaruba-guarouba, jaburú« joão-bobo, juriti, mackenziaena-severa maria-faceira, maria-leque martim, melro, micrastur-semitorquatus milvago-chimachima, mivalgo-chimachima, momotus-momota, parabuteo-unicinctus, paroaria-dominicana passer-domesticus, patativa, saí -andorinha, saí ra-de-sete-cores, saira-cabloca, sangue-de-boi, saracura-sanã, spizaetus-ornatus, sporophila-bouvreuil, stephanophorus-diadematus, surucuá·- tersina-viridis tesoura tiê-fogo, todirostrum-cinereum, trinta-rêis turdus-albicollis, turdus-subalaris, tyrannus-savana viuvinha, xexêu, zenaida-auriculata, aguia-pescadora amazilia-lactea amazilia-versicolor amazona-amazonica, amazona-brasiliensis, amazona-ochrocephala, amazona-pretrei amazona-rodochorita amazona-vinacea amazonia-lactea anadorrinchus-hiacynthinus, anambê-branco-rabo-preto, andorinha-domêstica andorinha-pequena-de-casa, anodorynchus-hyacinthinus, antilophia-galeata, ara-arauana arajuba ara-maracana, aramides-saracura- arapaçu-de-bico-torto, aratinga- aratinga-aurea, aratinga-cactorum, aratinga-pertinax, aratinga-solstitialis- ardea-alba, ariramba, arremon-semitorquatus, asa-branca, asio-clamator, avoante baryphthengus-ruficapillus, batara-cinerea, beiaj-flor-de-sobre-branco, beija-flor-(p-pretrei), beija-flor-de-coleira-branca, beija-flor-de-topete, beija-flor-do-peito-branco, berlespschia-rickeri, bico-de-agulha, bico-dourado, bicudinho- bicudinho-do-brejo, bonito-lindo, brotogeris-tirica, burhinus-bistriatus busarellus-nigricolis, buteo-brachyurus- buteogallus-meridionalis- caboclinho, caburê, cacatua-alba, cacatua-palm, cais-cais, cais-cais, calhandra, camptostoma-obsoletum, caná·rio-da-terra, caprimulgus-parvulus, caprimulgus-rufus, caramujeiro carpornis-cucullata carruí,ra, casiornis-rufus casmerodius-alba, cathartes-aura, celeus-flavences, cem-rêis, ceryle-torquata chachalaca-motmot, chimango, choca-barrada, choquinha-de-peito-pintado, chordeiles-pusillus ciconia-maguari cignus-olus- cisne, coereba-flaveola, colarinho, colibri-serrirostri columbina-minuta, columbina-picui columbina-squammata condor, conirostrum-speciosum, cordoniz, correquinha corruãœra, coruja-orelhuda- corvo, cranioleuca-pallida curica-roxa- cyanerpes-cyaneus- cyanocorax-cristatellus dacnis-cayana, dendrocincla-turdina, diopsytaca-nobilis- do-re-mi, dromococcyx-pavoninus, drymophila-malura, dryocopus-lineatus, elaenia-flavogaster eleotreptus-candicans, emberizoides-herbicola, empidonomus-varius, eudocimus-ruber- eupetomena-macroura faisão, falcão-de-coleira, falco-tinnunculus, formicivora-erythronotos, formicivora-serrana forpus-xanthopterygius- forpus-xantopterygius, galo-da-serra, garça-do-brejo, gauravaca, gaviao-asa-de-telha gavião-pega-macaco, gavião-pombo- golinha gralha-branca, guaracava-da-barriga-amarela, guaxe, gubernetes-yetapa, gurricho-ou-corricho, gyalophylax-hellmayri, habia-rubica, hemithraupis-guira, hemitriccus-kaempferi, hieraspiza-superciliosa himantopus-himantopus-mexicanus icterus-jamacaii, icterus-nigrogularis, ictinia-plumbea iena, inhambu jabiru-mycteria jacupemba, jandaia jandaia-mineira jandaia-sol jandaia-verdadeira, jaó japacanim, juriti-pupu juruti, juruva, larus-dominicanus, leptasthenura-platensis leucochloris-albicollis leucopternis-polionotus lipaugus-lanioides, lochmias-nematura, maçarico, machaeropterus-regulus, machetornis-rixosa, macropsalis-forcipata, mãe-da-lua, maguari maitaca manacus-manacus maracanã-nobre, maracanas, marreca-ananaí megarhynchus-pitangua, mergulhão, mimus-gilvus, mivalgo-chimango, morcego mutum-cavalo, myrmochilus-strigilatus myrmoterula-minor, myrmoterula-unicolor, nemosia-pileata nemosia-rourei, neothraupis-fasciata, opisthocomus-hoazin ottus-choliba, papa-capim, papagaio-de-peito-roxo, papagaio-do-congo- papagaio-do-peito-roxo, papagaio-papa-cacau papaguaio-da-cara-roxa, parula-petechia- parula-pitiayumi, passo-preto patagioenas-maculosa, paturi, sabiá·-coleira, sabiá·-laranjeira, sabiá-coleira, sabiá-do-barranco, sabia-larangeira, saí-amarela, saíra-azul saíra-militar, saíra-princesa, saíras, saíra-sete-cores- saira-7-cores, saira-de-sete-cores saltator-fuliginosus, sanhaco-azul, sanhaço-frade, sanhanço-cinzento, sanhanço-papa-laranja, sanhassu, sanhassu saracura-do-mangue, saracura-do-mato, sarcorhanphus-papa, sarkidiornis-melanotos, scardafela-squammata- scardafelha-squamata, scytalopus-notorius scytalopus-pachecoi selenidera-maculirostris, sem-fim shiffornes-virescens, sibite, sicalis-flaveola, siriri, siristes-sibilator- sittasomus-grisaecapillus, socódorminhoco,

10.06.2006

Eu nuvo, tu nuvas, ele nuva.

Cabeça nas nuvens


Bem, tenho que confessar, as vezes eu olho algumas coisas não diretamente ligadas às aves. Ontem mesmo fui apresentado a Sociedade dos Observadores de Nuvens e descobri que sou, desde muito tempo, um cloudwatcher. Essa foto ai ao lado é do site e coloquei apenas para dar uma pitadinha do sabor. Vale a pena conhecer!

Dia das 15 aves.

O Brasil tem ~1820 espécies de aves, será que vc. consegue lembrar o nome de 1% delas??? Está lançado o desafio! Escreva o nome de 15 aves brasileiras que primeiro vem à sua cabeça. Faça um post ou nos envie pois vamos computar a lista das mais lembradas. Nada muito sério, nada de competição, nada muito científico. Apenas um exercício de memória (top of mind), vamos lá qual a sua lista?? O resultado vai ser publicado aqui no dia das aves.

15 aves

Quase duzentas pessoas responderam. E ainda continuam respondendo. Por isso acho que vamos esperar mais uns dias antes de divulgar o resultado. Mas as parciais são extremente interessantes. Mais de 50 espécies lembradas. Mais de 2000 citações. Bem-ti-vi (que é o segredo de tudo) aparece disparado em primeiro lugar, pelo menos até onde apuramos os votos.
Aguardem!!

Segunda feira vamos divulgar o nome das aves mais lembradas no Brasil. heheheh
enquanto isso particpe!! Dá tempo ainda!!

10.05.2006

Dia das Aves


Carcará se ligou,
Japacanim também,
Trinta réis tava ocupado,
Tuiuiu apressado,

O Martim avisou!
Entretida no meio da comida a caturrita se lembrou

Pavãozinho do Pará, desfilando, se tocou.

Hoje é dia das aves!.

10.03.2006

pela manhã

Marina
07:54 bom dia!

54:44 vim aqui justamente pra falar com vc...

Gunther

07:56opa

56:51 mande a foto dos passarinhos
07:57 diga 58:09 hehe
Marina went idle
08:00
Marina came back
08:03
Marina became active

08:03 ELES FIZERAM UM NINHO!!!!!!!!!!

03:26 e agora?????
03:28 hahahahaha
Gunther

08:03 heheheh

03:34 mande uma foto

Marina

08:03 tá...
03:43 vou tirar]
Gunther

08:03 cuidado com o que vc. fala

Marina
08:03 mas quando eu abro a janela, eles saem voando

Gunther

08:03 tudo pode ir parar no blog
Marina
04:14 pode ir sim.....

04:26 liguei pro meu porteiro, mas não sei se é a melhor solução....

04:42 ai queria te pedir ajuda!!

04:49 já que vc eh expert em passarinho

06:00 uau!

06:20 acabei de ir la tirar uma foto, e saiu de la um passaro lindo! mas nao consegui tirar foto dele, eles saem muito rapido!!!!

Gunther

08:07 sim??

07:06 como eh o passaro?

07:11 tamanho de que?

Marina

08:07 grande

07:24 acho que tem um papo amarelo

Gunther
08:07 hmmm
07:33 legal

07:38 tem topete?

began receiving img_3223.jpg
Marina
08:08 nao lembro


successfully received img_3223.jpg



08:10 bom, vou tentando tirar uma foto dos bichos
Gunther

08:10 demais o ninho

Marina

08:10 hahahaha

Gunther
08:11 mas em quanto tempo eles fizeram??
Marina

08:11 tem que tomar cuidado na hora de tirar, ne?\

11:15 vai que tem filhotinho la dentro!

11:17 ... acho que uma semana
acho que primeiro eles vieram sondar o local
Gunther

08:11 tirar o que ?
o ninho ou a foto?
Marina
08:11 eles tavam com o ninho no 309, o cara disse

11:35 o ninho!!!

Gunther

08:11 deixe o ninho...

Marina

08:11 não da pra ficar aqui

Gunther

08:11 pq?

Marina

08:11 nao posso acordar com sinfoniai de passarinho todo dia as 5 da manha!!!

12:06 hj foi muita gritaria

12:13 ate sonhei com ensopado!!!

12:15 brincadeira

Gunther

08:12 hahahah
Marina

08:12 mas realmente eh muito barulho

12:37 e se eu nao tirar tenho medo que algum vizinho tire, sem cuidado nennum, sabe?
12:57 se eu morasse em casa, e o ninho tivesse em outro quarto, ai com ceretza deixaria!
13:39 bom, vou começar o movimento da manhã....hj tenho reunião com o chefe! (aiiiii)

14:32 depois vc me conta qual o melhor jeito de faezr essa operação?\

Gunther
15:05 tem que chamar os bombeiros
15:06 bjs

Marina
08:15 eu vi direito!!

15:38 peito amarelo, bem amarelo

15:46 cabeca preta com uma ou duas riscas brancas no meio

15:48 tamanho medio

Gunther

08:16 viu bem,
pelo jeito bem-te-ví
Marina
08:17 ah! que legal!!!!!

17:25 eh lindo, ne?

Gunther

17:36 parabéns isso dá sorte

Marina

08:1 7serio???

Gunther

08:17 sim

Marina

08:18ceeeee,
que bom!!!
18:29 bom, vou indo, obrigada pela ajuda!
18:41 beijo

meia noite

Marina
23:53: ok!!
53:29 deixa eu te perguntar...
53:59 como que eu faço pra convencer um casal de passarinhos que existem lugares beeeem mais legais que a minha janela???
54:06(sem usar a força, claro!)
Gunther
23:55 hehehe
55:57 um espelho pode ser um bom métido.
56:09 2- pode bater uma foto para identificaçnao
56:26 3- uma silhueta de uma coruja
Marina
00:05 hahahahaha
05:37 pensei num espantalho!!!!

Fregata magnificens


Bem, tive no Rio de Janeiro hoje, ver fragatas voando no céu da cidade é demais!