1.19.2007

Tesoura


Eles ainda estão por aqui. A tesourinha é um parente do bentivi – um tiranídeo – que realiza grandes migrações. Vai ao norte do continente a partir de fevereiro, para retornar na primavera.

1.16.2007

Cometa também é passarinho


É o seguinte, caiu na rede, é peixe.
Tá no céu é passarinho.

Assim sendo fui ver passarinho no fim de tarde, na praça do por do sol, em São Paulo.
Lá estava ele, no fim de tarde, tipo 08h30 pra baixo de Vênus um palmo, pro lado do sul. Cauda virada pro alto, tímido no meio das nuvens, quietinho, sem se mover enquanto lentamente a terra ia girando, e ele baixando no horizonte.
Lifer!
Aquela mesma emoção da Hárpia, do Penacho, da Maria Lecre.
Lifer, ou seja lá o que for.

Uma grande emoção, ser parte do universo nesse tempo em que humanidade já rompeu e prepara sua lenta agonia.
Um esqueminha para encontra-lo no céu.

Logo depois do sol se por, procure vênus, vai estar um meio palmo pra cima a direita do sol, o cometinha McNuggets vai estar do outro lado, à esquerda do sol, a meio caminho.


1.15.2007

No meio do meu caminho havia um passarinho

Lá estava ele, no alto do transformador elétrico, cantando, cercado de milhares de volts, cercado de óleo tóxico, cercado de um camnpo eletro-magnético.
Isso posto, lá estava ele, o colerinho. Cantando em frente a fábrica de seda, em Gália, no interior de São Paulo.
Faz quase cem anos que começou a colonização dessa região. Quem quiser saber como fica depois desse tempo de passagem humana, dê uma passada por lá...


1.14.2007

Tal pai tal filho

OK.
Falei sobre meu pai de seu sonho em entrar na Polícia Federal, aos 68 anos. Quase levei ele pra assistir o novo filme do Stallone, sobre o retorno de Rocky, mas temi pelo resultado.

Agora abro espaço pra falar brevemente do blog do meu filho. Ian que começou blogar um bonito trabalho de revisão de grandes albums da estória do Rock ('nroll, não "um lutador").
Vale a pena conhecer Vinil in Live

PF ou paissarinho

Meu pai tem 68 anos e está determinado a ser um delegado da polícia federal. Está estudando intensamente e já redigiu o habeas corpus a ser apresentado
no caso provável de ser reprovado no teste de aptidão física.
Passei ontem o dia todo tentando dissuadi-lo dessa idéia biruta. Ficamos fazendo, livro em punho, um levantamento das espécies de aves que habitam sua arborizada casa em Marília, SP.
–Meu pai, com sua idade, o senhor tem direito a se dedicar a assuntos mais construtivos, como a conservação da natureza, o cuidado com as aves e tudo mais...Nós jovens(nem tão...) precisamos de sua maturidade e conhecimento para nos orientar...
Não sei se deu muito certo, pois depois dessa conversa toda e de identificarmos mais de 40 passarinhos, ele se levantou e foi estudar direito penal.
– Velhote cabeça dura, teimoso, obsessivo, determinado, – meu pai – falando assim devo parecer com meu filho falando sobre mim mesmo. Genética é uma coisa que se propaga....

1.11.2007

Juruviara


Esse passarinho é migratório e logo logo vai embora, lá pro Alabama.
Por enquanto ainda está por aqui, na serra do Japi. Conhecido como Juruviara, ou Vireo chivi,

1.09.2007

Bico virado, asa esticada


O bico virado carijó (Xenops rutilans) é um pequeno passarinho da familia dos joãodebarrideos, (furnarídeos) que vive de comer insetos pelas árvores. Engraçado é que ele frequentemente é visto de pponta cabeça, pendurado pelos galhos secos, subindo quase como um pica-pau, Será por isso que seu bico virado??

1.08.2007

Tupica morreu!!!



Mais uma ninhada do Sabiá! 3 dessa vez. Impressionante como a morte do gato permitiu que mais e mais ninhos fossem feitos perto da casa do sítio. A gente somente se dá conta depois que acontece. Tupica morreu, a gatinha. É... uma pena, mas os passarinhos respiram aliviados, e procriam. Se vc. tem um gato saiba que eles fazem uma enorme diferença. Quando ele some, os passarinhos aparecem!

1.03.2007

Ano novo no Japi de novo...

Uns gaviõeszinhos, umas juruviaras, o trinca-ferro cantndo ao longe... tudo certo por aqui.Nada de novo no Ano Novo


1.01.2007

Decadence Avec Elegance


Cada povo encara suas aves e costumes ornitológicos de seu jeito. No Brasil existe uma grande seriedade no assunto, em outros países também. Mas isso não impede que um site italiano ofereça em grande estilo uma coisa tão insossa quanto um software para taxonomia de aves. Me refiro, obviamente ao design inconfundível do logotipo do produto, que faria bonito até na traseira de uma Maseratti... Vale conhecer....