10.13.2006

Observe sempre um observador

Chega de fotos!
Observador que se preza tem que confiar nos olhos e na sua capacidade descritiva. Isso enquanta a memória não começa a falhar. Mas vale anotar pelo menos.
Nesse fim de semana no Japi:

1 Trê Siriris
no alto de um calipto seco, olhando de um lado pro outro procurando moscas. Voa e volta pro mesmo ou próximo puleiro. Nome inglês é "cata-mosca"

2 Bentivi Rajado
dando rasantes nas arvores, fazendo estardalhaço. Olho sem saber mas logo descubro e identifico um casal, engraçado o vôo rasante, pelo meio dos guapuruvús.

3 Pica-pau anão
tentando pousar no bambu. Ficou super aflito. Não conseguia um lugar para pousar. O bambú é liso e ele não tem como agarrar aos troncos como bom pica-pau que é.

4 Pica-pau anão
se escondendo atrás do galho. Isso é marca registrada desse bicho. Vc. alí tentando fotografar e ele percebe e se esconde atrás do galho. Continua subindo, pegando insetos no tronco, mas a gente não consegue ver. De vez em quando ele da rapidamente as caras pra gente. heheheh

5 Carapinhé
voando em dupla, rasantes nas copas, asas desarrumadas. Talvez ritos de acasalamento. Um vôo de grandes manobras, destaca-se a desarrumação das asas meio arredondadas.

6 Carapinhé
pousa no topo e canta pinhéééééé! pinhéééééé! haaanm! Olha prum lado e pra outro. Ao se aproximar estende as patas, inclina o corpo freando.

3 comentários:

Anônimo disse...

ENTENDI!!!

Anônimo disse...

BOA NOITE GUTO

Gunther disse...

boa noite!