10.14.2006

Sabia-de-peito-branco

Nesse feriadão a gente foi correndo pro Japi, depois ficamos em Sampa, trabalhando um pouco que ninguém é de ferro. Mas a amiga June, do CEO, me ligou hoje e disse que queria ver um sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) albino que estava aparecendo no Alto de Pinheiros, segundo sua amiga havia relatado. Lá fomos ao final da tarde. O local é impressionante pela quantidade de aves e aproveitei pra fazer o censo nosso do Sabiá, consegui contar 33 indivíduos.
Rodamos por mais de uma hora, observados de perto por curiosos botando reparo em nossos binóculos e câmaras e telefotos. E nada do distinto aparecer. Mas a June sabe o que fala e me disse que ele apareceria naquela pitangueira, naquela hora. Dito e feito, a completarmos a volta na praça, cruza a nossa frente, voando meio baixo como soem fazer os sabiás, um vulto branco grande, pousou ali em cima. Corre! Olhe, eu sou um Homão grandão, mas confesso que fiquei emocionado ao ver o Sabiá-branquelo correndo pelo telhado.
Meio manchado é verdade. Mas um Sabiá com certeza. Depois fiquei sabendo que não é albino e sim sabiá arlequim (albino é totalmente branco, olho vermelho, esse era sapecado de preto e uns laranja no peito). Depois ele pousou num lugar melhor ilumidado e deu pra fazer umas fatos bacanas. Nessa altura do campeonato um segurança-me-pediu-o-crachá parou o carro em frente a gente. Mas foi para contar que o dito era uma dita e até alimentava um filhote (de penas normais) na calçada. Legal que os frequentadores tenham se ligado nessa ave tão diferente e bonitta.

5 comentários:

Anônimo disse...

Adoro o canto do sabiá. Moro em Brasília e este mês eles já começam a aparecer e acordo ouvindo o canto deles. Lembra a minha infância, pois meu pai era apaixonado por sabiás.
Tenho uma pergunta a te fazer: você sabe se existe algum vídeo com vôo de coruja, mas, precisamente o jucurutu? Um amigo está fazendo um documentário e precisa da imagem para ilustrar.

Gunther disse...

Agradeço o comentário.
Entre em contato pelo mail guto_at_trattoria.com para podermos falar sobre o vídeo.

Lito Aves disse...

Hola Gunther:

He visto similar fenómeno en Turdus rufiventris en los alrededores de Mar del Plata.

Felicitaciones por la detallada observación.

Saludos.

Anônimo disse...

Seu blog é maravilhosoooooooooooooooooooooooo
PARABENS!

Anônimo disse...

Me ajuda ... eu achei um filhote desse sabia na minha varanda. Ele caiu durante a chuva, não sabe voar ainda. Tem gente falando que a mãe dele mata ele, porque eu estou tratando dele. O que eu vou fazer.
Eu quero soltar ele, mais ele não está voando.
meu e-mail: nanecarvalhoj@yahoo.com.br