12.27.2013

Porque passarinhar?

Oito Bons Motivos para Passarinhar

Versão livremente adaptada

1) Passarinhar aguça sua vista. Antes que você perceba, você aprende a ver a marca frontal de um Petrim, para distinguir do sempre tão ligeiro Pichororé, antes mesmo que ele vocalize, ou ainda, ser capaz de detectar uma faixinha branca no peito daquele andorinhão que passa voando em cima de sua cabeça, a 40 quilômetros por hora.

2) Passarinhar incentiva você a explorar o mundo: Você navega pra além da costa em barcos de pesca fretados com uns pescadores estranhos que ficam se perguntando por que alguém iria gastar 300 dólares para não pescar, mas para observar um bicho chamado Pardela-de-óculos, que ao ser encontrado, finalmente,  depois de nove horas de maresia, sejam simplesmente uns pássaros escuros que mergulham pels das ondas e desaparecem em menos de um minuto.

3) Passarinhar traz um assunto para escrever sobre. "Querida Mamãe, Como você está? Nada de chuva aqui no sertão, mas o Tijerila já chegou e eu fiz umas lindas fotos…

4) Passarinhar faz de você uma pequena autoridade no seu bairro. Gente que você nunca viu vai aparecer, de repente, com um filhote de sabiá que caiu do ninho, ou te encontrar no feice e perguntar: "Qual é a envergadura de uma Harpia ? "

5) Passarinhar ajuda você a valorizar um momento - tipo ao cair da noite, em junho, por exemplo, quando você o encontra no galho seco de uma árvore, com sua plumagem cinzenta e rajada, impávido, imóvel, um olho fechado e o outro te observando, o seu primeiro Urutau.

6)
Passarinhar lhe proporciona oportunidades de conhecer alguém como o meu amigo Rick Simpson, que empenha toda sua energia para observar todos os maçaricos  e aves aquáticas do mundo ao mesmo tempo que arrecada fundos para sua conservação e ainda diz… eu vou continuar procurando aquele maçarico-colhelheiro só por mais quinze anos e se eu não encontrar… eu tentarei por mais dez anos… Se até lá eu não encontrar… acho que vou desistir.

7) Passarinhar faz você ser politicamente ativo. Você vai escrever
posts extremamente bem argumentadas, movidos a adrenalina, no seu facebook, ou para seu vereador/deputado exigindo que algo seja feito para que as pessoas parem de soltar fogos de artfício, prender aves em gaiola,  contra a construção de condomínios, barragens,  a aplicação de inseticidas, desmatamento... 

8) Por fim, Passarinhar pode salvar sua vida. Um dia você vai estar voltando para casa do trabalho, deprimido. Seu filho está com gripe, a porcaria do carro está cm a embreagem estragada… e amanhã é o seu aniversário. Outro ano se passou e mais uma vez você não triunfou na sua vida... em nada, na verdade.

Então você olhar para o céu em desespero e logo ali, bem em cima de sua cabeça, uma bênção especial do espaço aéreo da cidade, é o mais belo pássaro do mundo! Com a cabeça branca perolada, asas preto-e- branco, longo cauda bifurcada, ela circula lentamente, uma centena de metros de altura, comendo libélulas, arrancando as asas e deixá-los vibrar para baixo.

Você joga a sua pasta na sarjeta, pegue a primeira pessoa que encontra, e grita: " Um gavião-tesoura! Um gavião-tesoura!" até que ele, finalmente, olha para cima e pisca os olhos, e descobre de repente que ele deve comprar um binóculo e tornar-se ele mesmo um observador de aves.



versão livre do original by Jack Conner,

Um comentário:

Cris Campanella disse...

Deliciosamente verdadeiro...! :)