12.27.2013

Merde!


Publicado originalmente na Atualidades Ornitológicas
Ajude a manter esse patrimônio da ornitologia brasileira

Assine a AO! 


Merde!

Cada troço mais diferente um do outro. O de sapo é melado, gosmento... De lagarta é seco, farinhento; do jacu um monte de caroço, coquinho. Da aranha, espirrado e do marimbondo, branquinho.

A análise das fezes dos animais da roça fornece um rico panorama das diferentes estratégias de sobrevivência e formas de alimentação. Por exemplo: existe a turma da bolinha, que inclui diversos herbívoros, coelho, cabrito, o tapiti (coelho do mato) a preá, e mesmo a capivara. Há também a turma da bolota, os cavalos e burros... e da bolotona, tão grande e mole que vira uma pasta, obra de boi e vaca. Toda essa turma come capim empacota e devolve assim.


Lagartas também fazem coco de bola, uma certa textura, como amoras secas, do tamanho de grão de bico, já o mandruvá faz umas bolinhas pequeninas, grãozinhos. Se houver muita embaixo de uma árvore, é garantia que a maioria da folhas estarão destruídas. Em casos de infestação muito grande pode o chão ficar forrado e os galhos pelados. É incrível como retiram tudo das folhas que comem. E fazem um coco sequinho. Dizem que as lagartas são as grandes responsáveis pela conversão de proteínas na floresta. Transformam celulose em proteína, e fazem a alegria dos passarinhos. São tão boas na arte de comer que muitos vespas plantam seus ovos no seio das lagartas e deixam que elas alimentem seus filhos com suas tripas.


Passarinhos que comem lagartas fazem preto e branco. Outros comem frutas e devolvem os caroços inteirinhos, estercados, prontos pra brotar. Aves grandes como o jacu, aquelas galinhas pretas de papos vermelho, fazem um amontoado de caroço, algumas vezes tão grandes que é impossível não pensar no tamanho do jacu. Desempenham um papel importante na disseminação das arvores. Zoocóricas. Fumo Bravo, por exemplo, é uma árvore que nasce por toda parte, passarinho come o frutinho e sai semeando por ai, as sementes brotam, crescem, anos depois os passarinho (e netos) voltam e comem os frutos, espalham as sementes e tudo gira...
 

Comer besouros não é uma tarefa fácil. Pode até ter um suquinho gostoso lá dentro, mas aquela casca, ai! Se você reclama por ter de engolir sapos, não imagina o que os sapos sofrem depois de engolir besouros.
 

Repare no coco de sapo cururu, meio gosmento, do tamanho de um charuto, mas se tomar uma boa chuva, resseca e fica limpinho e ai da pra identificar todas as casquinhas de besouro que ele comeu... é um verdadeiro festival de asas, pernas e antenas.
 

Carnívoros têm coco fedido. Cão e, especialmente, gato. Mas também as galinhas e angolas. Tudo bem; se o cãozinho se alimenta de ração tudo o que se pode esperar e um monte amorfo quase isopor, o mesmo vale pra galinha e pro gato. Agora se a ração tiver sido temperada com umas minhocas ou passarinhos... fedor na certa... carne tem esse cheiro. O cheiro de jaguatirica é notado a muitos metros de distância. Titica de galinha é o mais fedido, mistura de cheiro ruim com a vergonha de ter pisado.

Embaixo de uma teia de aranha de muitos anos pode se perceber uma mancha esbranquiçada, cheia de espirrinho. Aranha faz coco em jorro.Assim como o marimbondo. Não nos damos conta pois muitas vezes fica mimetizado, mas se cultivamos esses animais ao redor de nossas casas em pouco tempo veremos seus detritos.


A vida é assim entra por um lado, sai por outro. Tudo se transforma e assim se perpetua. Tudo morre e renasce e tudo se modifica. Tudo a mesma merda.






Nenhum comentário: