9.19.2006

Identificar


Conseguir identificar um passarinho é uma vitória, principalmente pra gente que tá sempre aprendendo, meu colega Luís Salgueiro relata seu aprendizado:


Oi Gunther, tudo bem? descobri o nome daqueles passarinhos que vi em Bertioga, Saíra da mata, vi em um livro chamado Aves no Campus ( Campus da USP) e lá falava que costumam habitar o litoral, ao vivo são mais bonitos que esta ilustração. Veja como o macho, em cores é completamente diferente da femea .


Abraço Luiz Salgueiro Hemithtaupis ruticapilla (Vieillot, 1818):
saíra-da-mata; rufous-headed tanager.
Esta espécie normalmente é encontrada em grupos ou famílias e associa-se a bandos de várias espécies. Freqüenta o topo das árvores onde colhe o alimento, sendo comum na zona litorânea de sua distribuição geográfica.
Alimentação: insetos e frutos.

Nidificação: foi observada uma fêmea carregando pedaços de bambu para uma cavidade de árvore, com 5 x 8 cm. Hábitat: florestas, bordas de matas, plantações e parques com árvores.

In Aves do Campus versão on-line


Dois pontos: 1- como é importante haver informação disponível na Web. 2- ilustração x fotografia... o treino do olhar e o aprendizado do uso dos guias e livros.
Veja aqui a foto do J.Quental, como sempre documentando nossa avifauna com qualidade e sensibilidade.

Nenhum comentário: