11.12.2006

Porque caminha o observador ?

Andar por toda a trilha as vezes num mostra nada, horas e horas andando sem passarinho muitass vezes é melhor sentar e esperar. Mas qual seria a melhor atitude? Fazer a trilha? Andar ao leo? Sentar e esperar?

Sei que no caso de levantamentos sistemáticos de avifauna uma das coisas mais importantes é definir o procedimento. No caso do censo de sabiás, por exemplo, foi definido um percurso padrão, de 01 k. Ao fazer um percurso, vc. define uma linha de amostragem da área e pode começar a traçar uma estratégia estatística para o trabalho.

Mas isso pode ser feito, inversamente, sempre no mesmo lugar, sem sair, deixando o tempo correr. Eu de modo geral prefiro não caminhar muito, deixando o tempo verter.

Pensando em termos de mata atlântica, a sorte grande é acompanhar um "bando misto", esse tipo de arrastão passarinhístico ocorre quando dieferentes espécies se juntam e saem caçando, comendo frutas e voando de árvore em árvore. Isso é frequente e num bando desses podemos encontrar diversas espécies de sanhaços, saíras e outros. Outra oportunidade boa é seguir uma correição de formigas. Que sempre são acompanhadas por outras aves, como a "olhos de fogo" e outros.

4 comentários:

marcelo disse...

Como é bom ler textos como esse e poder falar de assuntos difíceis de comentar com qualquer pessoa, infelizmente...
Quanto as trilhas..sou muito ansioso e não consigo ficar muito parado,gosto de andar, ás vezes até em circulos, fazendo a mesma trilha várias vezes , vi uma árvore com frutos , observo onde está e volto lá mais tarde , vejo se tem alguma coisa nova...
Isso cansa muito , mas é muito bom.
A vez que vi o Cuíu-cuiú andei 10 horas seguidas , parando só para almoçar, pode????????rs

abraço

Octavio Campos Salles disse...

Fala Guto, vi que a viagem pro Zizo foi muito boa! Vou tentar ir lá mês que vem, vamos? Pra mim ainda falta uma ou duas trilhas lá, que não fiz ainda.

Voltei da Amazonia, tem uma novidades no meu blog.

abs!

Anônimo disse...

Estive hoje no Vale do Paraiba hoje,apresentando um espetáculo de dança para criança ,debaixo da lona de um circo.
Quando uma chuva tropical cai sobre o local e com ela 3 sabia larangeira que ficarão até o termino do espetáculo
Obs; da para observar aves parado,andando e dançando
Boa noite

Anônimo disse...

Bem , eu adoro caminhar!!!! Para mim , observar passarinhos é uma atividade apaixonante dentro de outra também apaixonante : fazer trilha .
Sei que não sou muito técnica na observação de aves ...e por isso achei o seu post fantástico , pela clareza e simplicidade. Aos pouquinhos...vou aprendendo....
Beijo.