7.19.2006

Gavião Pega Macaco


O nome já diz tudo, se ele pega macaco deve ser bem grandinho. De fato o Spizaetus tyrannus ou Apacanim como também é conhecido, é um dos maiores gaviões a ocorrer no Brasil. Essa ave da família dos aciptrídeos (gaviões - não falcões) chega a ter 1,5 m de envergadura e pode viver até 25 ou 30 anos. É também um gavião de penacho, conforme podemos ver nessa bela gravura de Alec Earnshaw, um ilustrador argentino de aves .


Por conta de sua coloração escura e penas pretas, poderia ser confundido com um urubú em vôo, mas a sua silhueta é bem caracterítica e permite diferenciar facilmente, basta reparar na cauda alongada e estriada, dem como na ponta arredondada das asas.
Seu canto também é bastante característico. Essa gravação foi feita na Serra do Japi em Jundiaí-SP logo pela manhã, quando o pega macaco estava aproveitando as primeiras térmicas da manhã para ganhar altura. Ao cantar ele agitava as asas de maneira característica. Seu canto será apresentado nessa sexta-feira na abertura do programa Planeta Eldorado, com Patrícia Palumbo, na rádio Eldorado FM, 92,9. em parceria com Avistarbrasil pela divulgação de nossas aves e da observacão de aves.

Nenhum comentário: