7.18.2006

Curso português de observação de aves

Um belo site, com indicações bem apropriadaas e com um deliciosos sotaque luso.
Interessante que a ave escolhida para falar da topografia é exatamente um pardal.


COMO IDENTIFICAR AS AVES

A identificação de aves no campo constitui um desafio aliciante. Embora á primeira vista possa parecer algo relativamente fácil, a verdade é que pode ser uma tarefa bastante complexa e que exige alguma paciência. A tendência natural de quem está a dar os primeiros passos neste domínio é olhar para as aves como um todo. Deste modo podem perder-se muitos detalhes fundamentais para a identificação. Cada ordem de aves apresenta geralmente características próprias que as distinguem das demais. Assim, a primeira preocupação deverá ser aprender a olhar de uma forma selectiva para as aves. Há vários aspectos a ter em conta quando somos confrontados com uma espécie desconhecida:

Tamanho: A correcta avaliação do tamanho de uma ave constitui o primeiro passo para a sua identificação. Sempre que possível, o tamanho deve ser calculado usando outras aves mais conhecidas como termo de comparação.

Cor: A coloração geral da ave constitui um dos aspectos mais importantes a ter em conta. Convém notar que, sob luz desfavorável, as cores podem parecer diferentes daquilo que na realidade são.

Marcas particulares: A maior parte das aves possui características particulares de plumagem que as distinguem das outras. Deve pois procurar-se qualquer marca que se saliente da plumagem.


Veja aqui a informação completa

Um comentário:

Unknown disse...

Gunther...bem legal o site ....menos o sotaque !!!! rsrsrsrsrsrs!!