7.12.2006

Olhos de Brasa!

Quem já esteve no meio do mato sabe que uma das experiências mais impressionantes é encontrar uma correição de formigas. Se a correição for das boas você chega a escutar o barulho das bichinhas andando por tudo quanto é canto. Aranhas, besouros, centopéias, minhocas, todos fogem desesperados.
Uma vez no Parque do Zizo eu estava na trilha do Mirante e vi um correição bem na minha frente. Luiz Fernando, meu grande mestre passarinheiro me chamou a atenção pois nesses casos temos uma boa oportunidade de observar as aves que seguem as formigas, pra comer o sem número de insetos que saem correndo fugindo da sanha assassina da tropa.
Uma das mais notáveis é Olhos de Brasa ou papa-taoca-do-sul, (Pyriglena leucoptera) com 18 cm essa ave da família da chocas (Thamnophilidae) é uma das mais ativas na caça aos insetos que fogem da correição. O macho é escuro com duas barras brancas nas asas, se destacam pelos olhos avermelhados, de onde vem o seu nome popular, já a fêmea é marrom. Aliás papa-taoca quer dizer papa formiga, pois taoca é o nome dada às tais formigas de correição.


Apesar de dificilmente avistado, mesmo quem não conhece muito sobre aves já escutou o Olhos de Brasa, pois seu canto é um dos mais marcantes da mata atlântica, desde o sul da Bahia até a Argentina, escute-o aqui registrado por Jeremy Minns e gentilmente cedido para o projeto AvistarBrasil e Rádio Eldorado FM. Essa será a voz que vai abrir o programa "Planeta Eldorado" com Patrícia Palumbo, nessa sexta feira 12h. Não Perca!

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Legal seu blog, vou passar a visitar. Pode usar essa minha foto do olho-de-brasa, só pediria pra colocar tbm abaixo do meu nome (ou do lado, sei lá) um link pro meu banco de imagens, www.pbase.com/octavio_salles
ìa mandar por email mas não achei seu endereço em lugar algum.

Unknown disse...

Hummm....sempre achei que correição fosse uma espécie de formigas....agora não entendi direito o que seja.....
Adoro vir aqui , Gunther!!!!

Gunther disse...

Opa,
De fato formiga de correição normalmente se refere a um conjunto de espécies:
Veja explicação em

http://br.geocities.com/insecta_tv/glossario.html

Formiga-correição. (Army Ant - Ing; Hormiga Arriera - Costa Rica; Hormiga marabunta - México; Hormiga guerrera - Nicarágua). (Ordem Hymenoptera, família Formicidae). Cada uma de várias espécies de formigas nômades, que vagueiam e forrageiam livremente, estabelecendo acampamentos temporários (bivaques), em vez de ninhos permanentes. Várias espécies predadoras dos gêneros Ecíton (Foto.), Labidus (Foto.) (correição-da-chuva), Neivamyrmex (Foto.) e Nomamyrmex (página http://www.evergreen.edu/ants/genera/NOMAMYRMEX/species/hartigii/hartigii.html )na América tropical, e do gênero Dorylus (formigas-safári) na África. Migram em grandes colônias, que, dependendo da espécie, devoram tudo o que encontram no caminho, tanto insetos e larvas quanto pequenos animais. Sin: correição, formiga-de-correição, guaju-guaju, guerreira, saca-saias, murupeteca, morupeteca, taoca, tanoca.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.