1.17.2014

Copassarinho

Copa no mato

Eu tenho um defeito, eu amo o Brasil. Pronto falei! Isso deve ser um defeito de nascença. Amo viver no Brasil. Amo e odeio. Amo esse local, essa paisagem, essa geologia e acima de tudo amo essa natureza e esses passarinhos. E odeio um monte. Nem preciso listar tudo aquilo que é bem brasileiro e que me envergonha, até porque é um sentimento coletivo… 

Mas olha, sinceramente, não chego ao extremo de odiar o futebol… até que gosto.
Gosto de jogar, brincar de bola, assitir um bom jogo. Não tenho um time do coração, nessa religião também sou ateu... mas quando garoto - e juro que fui garoto até pouco tempo atrás - eu sempre assistia a copa do mundo. Era legal. Mais legal quando copa era bem distante, tipo no tempo e espaço… a melhor copa é aquela que foi lá longe e há muito tempo atrás. A próxima é obviamente a pior...

Sim, pois graças à evolução,  a copa do mundo é um hoje evento em extinção - e não queremos salva-lo! Explico. Anotem aí. Essa copa do Brasil é a última das copas. Daqui pra frente é decadência certa.  O futebol é hoje transnacional. Os grandes times são a unidade fundamental. Seleções nacionais perderam o sentido, não apenas pra quem assiste, mas acima de tudo pros jogadores.

Um jogador joga por seu time, por sua equipe. Jogar na copa do mundo, jogar pra cbf ou fifa é tipo pagar imposto, tem que pagar, foi convocado? OK a gente paga, mas não com prazer…

O resultado é um futebol mixo… um espetáculo decrépito e corrupto. Bons exemplos não faltam desse desinteresse. Em cada copa vemos mais e mais seleções que amarelam… perdem o interesse e a garra: França e Inglaterra em 2010, Brasil, Holanda e Camarões em 2006, Ioguslávia e Hungria em 1978... e por ai vai… .

Pois veja bem se um jogador parar pra pensar… de que vale jogar a copa???  Acrescente-se a isso a montanha de corrupção da fifa e... - vejam só - teremos copa no katar… é o começo do fim. A copinha, da fifinha.

Mas o mundo é assim, rei morto rei posto. Já que a copa do mundo está em franca extinção temos que pensar em um modelo alternativo.


Copassarinho

 

Já sei!  Vamos criar a  Copassarinho! Vamos todo mundo pro mato, a  passarinhar durante a copa. Tipo um detox. Galvão-detox. Spa de desintoxicação. Spassarinho! Bora passarinhar. As regras são simples:
  1. Todos pro mato
    1. quanto mais longe melhor
  2. Quem fotografar mais espécies ganha mais pontos.  
    1. espécies verde-amarelo valem mais ainda
  3. Foto no dia de jogo da copa valem o dobro. 
    1. Se o jogo for do Brasil, vale o dobro do dobro. 
    2. Se a foto for na hora do jogo valem um monte 
  4. Fotos feitas no exato momento do gol do Brasil valem um dobrão.
    1. usaremos o exif para confirmar local e hora.
  5. Prêmio especial Xeno-canto para vocalizações gravadas sem a presença de rojões ao fundo
Podemos também criar a wiki-copa, a xeno-copa e a taxeus-copa… culminando na copavistar, hehehe. Pensando bem… temos que nos cuidar, pois imagine se o time do E-Bird vier jogar, estamos fritos…

Mas não se deixem abater, com a criatividade brasileira, podemos inventar mais e mais copas… existem muitas outras melhores pra se jogar. Uma delas por exemplo é a copassarinho… onde somos os vice-reis absolutos… A Colômbia bem que tenta… mas o Brasil ano a ano, bem treinado pela CBRO, tem aumentado sua lista de espécies.  Em breve seremos campeões do mundo (amo o Brasil) … isso se não revertermos a perda de espécies( odeio o Brasil)…


PS - falando sério, se você quer aproveitar os inevitáveis dias de jogo e passarinhar tranquilo, junte-se a nós!!  Vamos organizar a copa no mato??? Aceitamos sugestões...

2 comentários:

Dinéia Pires disse...

Adorei a idéia, muito criativa e além de tudo um grande benefício a nossa fauna e a nossa saúde.
Estar no mato é sempre uma terapia e um enorme prazer.
Ainda mais observando aves... Tudo de bom.

Dinéia Pires disse...

Adorei a idéia, muito criativa e além de tudo um grande benefício a nossa fauna e a nossa saúde.
Estar no mato é sempre uma terapia e um enorme prazer.
Ainda mais observando aves... Tudo de bom.